Vocês já ouviram falar na tríade da mulher atleta ?
Este é um termo usado para compreender três componentes que podem ocorrer em adolescentes e mulheres com atividade física com excesso de treino.
Em 1992 o colégio americano de medicina do esporte deu ênfase a esse assunto em uma conferência e explicou as três alterações que levam a esta tríade.
Distúrbios Alimentares – que vão desde uma dieta inadequada até casos de anorexia nervosa, sendo muitas vezes para manutenção de baixo peso.
Amenorreia – ausência de menstruação, que pode ser primária quando não menstrua até 16 anos ou secundária quando ocorrem períodos de amenorreia superiores a três meses, após a primeira menstruação.
Osteopenia e/ou osteoporose – caracterizada pela perda de massa óssea precoce, pois quando acontece é após os 50 anos de idade e na menopausa.
Isto pode ocorrer quando a amenorreia associada a exercícios intensos e alimentação inadequada, geram baixa produção hormonal de origem hipotalâmica semelhante ao que acontece na menopausa.
Esta tríade é pouco diagnosticada e subnotificada. Os exames consistem em avaliação nutricional, perfil hormonal e densitometria óssea, com avaliação por endocrinologista, ginecologista e nutricionista.
Referência: American college of sports medicine – carol L. Otis; Barbara
Drinkwater; Mimi Johnson; Anne Louks; Jack Wilmore.