A medicina preventiva busca melhorar a qualidade de vida e cuidar da saúde das pessoas não somente no momento de uma doenças. A ideia de que a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social.
Minha abordagem sobre a medicina preventiva leva em consideração todos os aspectos que podem influenciar na saúde do indivíduo e busca mudar o foco na doença para um modelo preventivo da saúde e da qualidade de vida das pessoas.
Diante disto, avaliamos tudo que influencia no dia a dia do indivíduo e propomos uma mudança de hábitos para o corpo e mente, como a pratica de atividades físicas, seguir uma dieta condizente com as necessidades diárias, realizar exames e checkups periodicamente e tudo mais que possa beneficiar o bem estar dele.
A medicina preventiva pode ser dividida em quatro áreas:
Prevenção Primária
A prevenção primária é o principal método dessa abordagem pois atua de forma a evitar ocorrência de doenças e sua permanência no organismo do indivíduo. Para isso devemos atuar antes mesmo do aparecimento dos primeiros sintomas.
Prevenção secundária
A prevenção secundária abrange métodos de diagnóstico e tratamento de doenças em estágio inicial, quando o objetivo é impedir a evolução e o agravamento dos danos ao organismo.
Prevenção terciária
A prevenção terciária é composta por métodos voltados a diminuir os impactos negativos que uma doença pode causar no indivíduo, impedindo sua evolução e reduzindo as complicações.
Prevenção Quartenária
A prevenção quaternária foi definida de forma direta e simples como a detecção de indivíduos em risco de tratamento excessivo para protegê-los de novas intervenções médicas inapropriadas e sugerir-lhes alternativas eticamente aceitáveis.
O indivíduo como um todo
No meu atendimento realizo uma anamnese bem detalhada do indivíduo para compreender a fundo o paciente, seu histórico médico pessoal e familiar, atividades e rotina, alimentação entre outras questões que são avaliadas, como estado emocional.
A partir disto é possivel realizar um diagnóstico ou solicitar exames adicionais para se recomendar medidas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa e prevenir doenças.
As ações da medicina preventiva gera reflexos positivos nas condições de saúde do paciente e em casos de pessoas com doenças crônicas atua de forma que tenham uma vida ativa e reduza os impactos negativos da doença no seu dia a dia.
A importância da medicina preventiva
A medicina preventiva é importante para melhorar e manter a qualidade de vida dos indivíduos, preservando o corpo e a mente, aumentando os fatores positivos como disposição, bem estar e evitando tratamentos mais agressivos no futuro.
Quando se investe na prevenção é possível evitar efeitos colaterais de medicações, uso de medicações contínuas, reduzir as chances de doenças decorrentes de complicações e muitos outros benefícios, como diminuir os gastos com medicamentos.
O diagnóstico precoce é um dos elementos mais importantes da medicina preventiva. Com a realização de exames de saúde regulares, é possível detectar fatores de risco ainda nas fases iniciais, o que contribui para a redução de danos futuros.