Minha especialização em medicina foi em clínica geral e Endocrinologia. A Endocrinologia surgiu há mais ou menos 2 séculos, quando se conseguiu identificar as glândulas endócrinas ( hipófise, tireoide, paratireoides, pâncreas, suprarrenais, ovários e testículos.), e a partir de 1900 foram identificados seus hormônios.

Quando as glândulas apresentam alguma disfunção, podem ocasionar diversos problemas no organismo e o endocrinologista é o médico que auxilia o indivíduo a solucionar esses distúrbios. Além disso, cuida das doenças relacionadas ao metabolismo.

Por isto, o bom funcionamento de todas as glândulas é essencial para o pleno funcionamento do organismo.

Dentro da Endocrinologia, minha atuação está focada nas seguintes áreas:

Tireoide – Hipotireoidismo, Hipertireoidismo e outras disfunções

A tireoide ou tiroide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). Fonte

A tireoide pode ter sua função ou produção hormonal em excesso que leva ao hipertireoidismo ,ou uma baixa produção hormonal que determina um hipotireoidismo, se de causa auto imune seria a tireoidite de Hashimoto. Outras alterações nesta glândula seriam a presença de cistos ou nódulos que devem ser avaliados com vários critérios para um bom diagnóstico.

Diabetes – pré diabéticos e diabéticos

Inúmeras alterações no organismo podem ocorrer como consequência de sobrepeso, sedentarismo, alimentação inadequada gerando aumento do açúcar no sangue (hiperglicemia) e sobrecarregando a produção de insulina pelo pâncreas. A persistência deste ciclo de muito açúcar e muito trabalho para o pâncreas podem  levar ao pré-diabetes e posteriormente ao Diabetes. Por isso manter uma rotina saudável, realizar exames preventivos podem ajudar a manter a sua saúde.

Saúde da Mulher – Menopausa, Climatério, TPM, além de outras disfunções

Dentro do conceito de saúde da mulher em endocrinologia, as principais situações atendidas são relacionadas as alterações do ciclo menstrual, dismenorreia ou amenorreia – falta ou excesso de menstruação, mulheres em estágio climatério e menopausa que buscam amenizar os sintomas, controle e alívio da TPM, endometriose, cistos de ovário, ovários policísticos entre outras.

Osteopenia e Ostoporose – trata-se da diminuição da massa óssea que deve ser diagnosticada pela densitometria óssea ,a partir dos 45  a 50 anos de idade, como mais um dos exames preventivos.

AGENDAR